Arquitetura
/
Omni Sky
Piscina de borda infinita: tecnologia e segurança
Em qualquer lugar, a piscina de borda infinita chama atenção pela sua beleza e efeito óptico. Construída para não parecer ter bordas, a água se funde com o azul do céu, criando uma sensação de infinitude. Mas para desenvolver uma piscina como essa, é necessário profundo conhecimento, técnica e experiência.
A Hidrotec Piscinas, empresa de 37 anos e responsável pelo projeto da piscina do Omni Sky, participou de uma edição do Em Voga. O Gilson Maidana, gerente comercial da marca, conversou sobre os detalhes de construção, funcionamento e segurança da piscina. Continue lendo para entender como funciona e como é feita uma piscina de borda infinita.
Como funciona a piscina de borda infinita
A piscina de borda infinita utiliza uma técnica de construção onde uma ou mais bordas correspondem ao nível da água. Isso faz a água transbordar e cair em um reservatório logo abaixo da borda. Dessa forma, a água se mistura com a paisagem e proporciona uma sensação de amplitude.
Para o funcionamento correto e seguro da piscina, ela precisa ser incluída no projeto do empreendimento desde seu início, levando em consideração o seu peso e estrutura. Além disso, é essencial contar com uma empresa especializada para desenvolver todos os detalhes do projeto com excelência.
Como foi feita a piscina do Omni Sky
Localizada no rooftop do Omni Sky, o planejamento da piscina foi desenvolvido pensando na segurança, conforto e exuberância que o edifício carrega com o melhor da tecnologia atual.
Segundo a Hidrotec, o principal pilar do projeto é a segurança. Para isso, a empresa segue as normas da ABNT relacionadas às características de uso e segurança de piscinas:
“As características dessa piscina incluem um sistema independente de transborde, uma bomba hidráulica que vai absorver essa água da calha e devolver para piscina de 14m³, ou seja, pensada para garantir que estaremos atendendo todas as questões normativas, tanto de acústica, quanto de redução efetiva de ruídos e vibrações.”
Cada detalhe do projeto exala o compromisso com a excelência no funcionamento da piscina:
“Também haverá um sistema eletrônico de controle de nível através de sensores, um sistema de enchimento por válvula solenóide, para garantir o volume mínimo necessário para o correto funcionamento do transborde.”
Detalhes da piscina
Os sistemas e equipamentos utilizados no projeto são os melhores disponíveis no mercado atual para uma piscina com tecnologia inteligente e resistente ao tempo. O formato da piscina segue as linhas da fachada, o que torna o local ainda mais interessante.
A piscina possui uma área de 72,93m², divididos em: praia, com profundidade de 31cm; tanque, a parte mais funda, com profundidade de 1,31m; e a calha da borda infinita com 70cm de profundidade. Segundo Maidana, a litragem total estimada da área será em torno de 85.000 litros.
Para o gerente comercial da Hidrotec, os diferenciais do rooftop do Omni Sky vão além da vista panorâmica extraordinária:
“Essa piscina tem um posicionamento privilegiado, pois receberá o sol desde o nascer do dia e com o componente adicional de conforto, pois estará aquecida por trocadores de calor elétricos para garantir uma constante e agradável temperatura da água.
Este rooftop foi pensado para entregar a melhor experiência aos moradores e visitantes deste residencial de alto padrão no coração de Santa Maria.”
Quer descobrir ainda mais sobre esse projeto? Clique aqui e confira na íntegra o vídeo do gerente comercial da Hidrotec Piscinas, Gilson Maidana.