Omni Sky
Personalidade e atemporalidade: projetos de interiores resistentes ao teste do tempo
O desenvolvimento de um projeto de interiores leva em conta muito além da estética, funcionalidade e tendências atuais. Afinal, assim como o vinho, a arquitetura precisa envelhecer bem, resistindo ao teste do tempo para contemplar as várias fases da vida dos moradores e permanecer surpreendente com o passar dos anos.
Roberta Noal, arquiteta responsável pelo projeto completo de duas residências do Omni Sky, protagonizou uma edição do Em Voga, detalhando as diferentes circulações pensadas para cada configuração familiar e os elementos atemporais cuidadosamente selecionados e incluídos nas composições.
Personalização para estilos de vida únicos
Os dois projetos de interiores criados para residências no Omni Sky são bastante distintos, a começar pela configuração familiar dos clientes. Uma residência será o endereço de um casal e sua filha pré-adolescente. Outra, aguarda um casal sem filhos, com animais de estimação. Esses formatos, com números diferentes de integrantes, foram um dos pontos de partida da Roberta para o layout dos imóveis. A arquiteta detalha:
“[No apartamento para o casal com filhos], por exemplo, a suíte master foi ampliada para trazer mais conforto a esse ambiente de descanso. A gente fez, então, uma reorganização do fluxo da circulação interna pra melhorar essa circulação. Outro pedido foi pra ter um closet, que era um desejo de mãe e filha. A terceira suíte teve seu espaço reduzido, se tornou um escritório e dormitório de hóspedes.
A área social ampla e integrada era um desejo dos clientes, que têm muito apreço pela gastronomia e por receber bem amigos e familiares. Então o espaço gourmet tem um destaque nesse projeto. Ele foi ampliado para receber bem. Outro ponto importante é a criação de um espaço especial pra adega.”
Roberta continua:
[No apartamento para o casal sem filhos], o pedido também foi por espaços amplos pra curtir a família. Demos prioridade para a suíte master, com ampliação do closet e também do banho. A gente incorporou o banheiro da suíte lateral, criando uma verdadeira sala de banho, com espaço confortável para banheira de imersão, um box e bacia sanitária compartimentados. Era um desejo dos clientes. [Na área social], a gente deu um destaque pro gourmet, que é um gourmet bastante equipado com churrasqueira a gás. Nesse projeto os clientes preferiram manter a cozinha não integrada com o espaço social. A adega era um ambiente importante pra eles, que também são conhecedores e apreciadores do vinho, então a gente criou um espaço específico pra armazenagem e uma sala anexa pra degustação.”
Escolhas que resistem ao teste do tempo
No apartamento criado para três pessoas, as linhas puras e os materiais naturais, como madeira e pedra, são o destaque. No projeto feito para o casal, predominam os elementos leves, com toques de cor, e objetos afetivos pertencentes a eles.
Em relação às escolhas, Roberta enfatiza:
“A arquitetura tem que transcender esses modismos temporários, por isso a nossa arquitetura sempre prioriza materiais naturais, design, para que esse projeto envelheça bem junto com os clientes, principalmente em um empreendimento como o Omni Sky, que muitas vezes é o apartamento da vida daquela família.”
Destaques do Omni Sky
Para Roberta, a localização é um dos principais pontos de atenção do Omni Sky. E além de estar perto de tudo, em uma das regiões mais importantes de Santa Maria, o empreendimento é o abrigo de um imenso bosque, com mata nativa, trilhas ecológicas e ambientes de contemplação.
Outras características únicas que chamaram atenção da arquiteta e seus clientes foram:
“As tecnologias utilizadas, a fachada, o vidro duplo... A possibilidade de integrar vários sistemas [com a automação], como climatização, entretenimento e iluminação, em um apenas sistema de controle. A estrutura original do Omni Sky desempenhou um papel fundamental e altamente relevante para os nossos projetos de interiores.”
Sobre a vista panorâmica do Omni Sky, Roberta destaca:
“As visuais do apartamento são um diferencial. Em qualquer um dos ambientes internos a gente tem visuais espetaculares da cidade. Isso foi, sim, muito importante no desenvolvimento dos projetos. A gente partiu dessas visuais para criar ambientes amplos, conectados, com boa iluminação, boa ventilação... que a planta generosa do Omni Sky nos permite.”
Quer descobrir ainda mais sobre esses projetos? Clique aqui e confira na íntegra o vídeo da arquiteta Roberta Noal.