JBS Construções

JBS Construções

Arquitetura

/

Omni Sky

/

Tendências 2023

Fatores envolvidos em um projeto de áreas comuns

A verdade é que a definição dos ambientes e acabamentos de um projeto de arquitetura de áreas comuns vai muito além da estética e da funcionalidade. Fatores como região, público-alvo e momento do mercado imobiliário, quando vistos estrategicamente, também influenciam completamente no planejamento da edificação e na percepção de conforto dos moradores.

Zé Barbosa, arquiteto e sócio-fundador da Lineastudio Arquiteturas e responsável pelas áreas comuns do Omni Sky, participou de uma edição do Em Voga e contou detalhes sobre o processo de criação dos projetos que contemplam verdadeiramente o melhor da arquitetura. A evolução do planejamento, a seleção dos ambientes e a personalidade do condomínio foram alguns dos tópicos destacados por ele. Confira!

Como evoluiu o desenvolvimento dos espaços condominiais?

Para Zé Barbosa, as novas necessidades relacionadas ao estilo de vida têm total influência na arquitetura, desde os ambientes privados até os espaços comuns. 

A entrega completa das áreas condominiais, já com a mobília e os equipamentos necessários fornecidos pela construtora, é um movimento também em desenvolvimento, iniciado em grandes centros urbanos, como São Paulo e Porto Alegre. 

Atualmente essa tendência chegou ao interior, tornando-se um diferencial por deixar, desde o princípio, uma herança valiosa para o empreendimento, evitando investimentos adicionais no futuro.

 

Como são definidos os ambientes que compõem os espaços comuns dos condomínios?

O arquiteto também destaca que a definição dos ambientes que vão integrar o condomínio está diretamente ligada à região da construção. Isso inclui considerar fatores como a cidade, o público-alvo, o movimento, a demanda e as tendências do mercado imobiliário do endereço em foco.

Com isso, em conjunto com a construtora, o responsável pelo projeto deve realizar uma análise para identificar e selecionar os ambientes mais atrativos, levando em conta os espaços que atendem à demanda e valorizam o prédio, para criar um programa de necessidades exclusivo para o empreendimento.

 

Como a linguagem arquitetônica do condomínio é planejada?

A linguagem arquitetônica é outra peça fundamental de toda obra. Ela pode variar entre contemporânea, clássica ou rústica, por exemplo, dependendo do perfil do público estabelecido na etapa anterior. É essa definição que guia a seleção de materiais, texturas e cores que vão dar personalidade para o projeto.

Zé Barbosa também enfatiza que é crucial entender a necessidade de criar um projeto flexível, ou seja, que seja perfeito para o presente, mas contemple o futuro. Salão de festas, academia e brinquedoteca, opções de lazer para diferentes faixas etárias, são exemplos disso, porque as escolhas feitas para esses ambientes devem considerar o quanto os moradores vão usufruir do espaço, a fim de suportar o uso frequente e minimizar a necessidade de manutenção.

Estratégias para promover experiências também são fundamentais. No Omni Sky, o arquiteto comenta sobre a posição proposital de cada ambiente, como o salão de festas localizado ao lado da sala de jogos, no térreo, garantindo integração entre espaços de confraternização. Outro destaque é a academia com vista panorâmica, que fica ao lado da brinquedoteca para que os pais façam exercícios sem perder os pequenos de vista.

 

Por que o Omni Sky é único em Santa Maria e região?

Uma combinação de fatores notáveis torna o Omni Sky realmente extraordinário, único e além do padrão.

Em primeiro lugar, mesmo que esteja no centro de Santa Maria, oferece um bosque natural imenso e inusitado, proporcionando uma experiência imersiva. Esse ambiente, ao ser explorado, faz a mente viajar e esquecer que o prédio está em um dos principais endereços da cidade.

Opções de lazer para as mais variadas rotinas e idades, como piscina, sauna, sala de jogos, espaço gourmet, brinquedoteca etc. são outro grande diferencial. A flexibilidade das plantas dos apartamentos, possibilitando múltiplas configurações, também demonstram o cuidado com o conforto e a satisfação de cada futuro morador. 

Zé Barbosa afirma que não se encontra outro empreendimento com tantos atrativos e vantagens em Santa Maria.


Quer descobrir ainda mais? Clique aqui e confira na íntegra o Em Voga com Zé Barbosa.

VOLTAR

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!