JBS Construções

JBS Construções

Arquitetura

/

Tendências 2023

Biofilia na arquitetura: dicas para integrar a natureza em seu projeto

Você quer aprender a implementar elementos da natureza em seu projeto arquitetônico? Então confira o blog completo para entender mais sobre a importância da biofilia na arquitetura e dicas práticas para incluir o conceito em seu projeto. 

 

É inegável que a proximidade com a natureza gera sensações positivas de bem-estar e tranquilidade nas pessoas. O contato constante com mares, rios, jardins, bosques, entre outros elementos naturais, pode ser uma fonte de relaxamento que torna a rotina diária mais saudável. Por isso, a arquitetura tem buscado novas maneiras de levar esse conforto para o cotidiano de lares urbanos, como o uso de elementos da biofilia.

 

A biofilia, conceito desenvolvido pelo biólogo Edward O. Wilson, descreve o instinto inato que temos de nos conectar com outros seres vivos e ambientes naturais. Na arquitetura, a biofilia tem sido cada vez mais valorizada e aplicada, oferecendo uma solução que atende às necessidades da sociedade contemporânea de estimular conexões com a natureza.

Como inserir a biofilia em seu projeto

Para utilizar o conceito da biofilia em seu projeto, é preciso adicionar elementos naturais, como madeira, pedra, luz natural, vegetação e água, ou elementos que remetem ao ambiente natural, como formas orgânicas e cores presentes na natureza. 

Para isso, é preciso entender os materiais e quais são as maneiras de aplicação. Saiba mais a seguir:

1. Água

Espelho d'água

Além do conforto e relaxamento devido ao movimento da água, os espelhos d’água refletem o ambiente ao redor e criam um espaço amplo, imersivo e estético, sendo ótimas opções para ambientes internos que buscam ser aconchegantes.

 

Fontes de água

Podendo ser grandes ou pequenas, em espaços internos ou externos, o barulho da água caindo na fonte é capaz de deixar qualquer ambiente mais relaxante. Se for incluí-la em seu projeto, atente-se ao tamanho da queda da água, pois quedas muito altas podem causar ruídos e deixar o ambiente incômodo. 

2. Luz natural

Um espaço com iluminação natural bem aplicada traz sensação de amplitude e aconchego, além de tornar o ambiente mais sustentável ao economizar energia. 

 

Outro motivo para se preocupar com a inserção de luz natural em seu projeto, é o bem-estar físico e psicológico que esse elemento natural proporciona. A luz solar auxilia na produção de vitamina D no organismo humano, além de melhorar o humor, aumentar os níveis de energia e diminuir o estresse.

Para incluir essa iluminação em seu projeto, é preciso pensar em pontos estratégicos para a aplicação de janelas e portas de vidro. As clarabóias também são uma forma de trazer o elemento biofílico para o seu lar. 

 

3. Pedra

Podendo ser um elemento construtivo ou de revestimento, as pedras são utilizadas em interiores para acrescentar texturas naturais ao projeto.

 

Pedras brutas ou polidas

As pedras brutas são clássicas em projetos rústicos, mas também estão presentes em interiores modernos que buscam criar contrastes entre elementos e aproximar a tecnologia da natureza. 

 

Pedras naturais oferecem grande diversidade para se encaixar em qualquer projeto. O formato e textura únicos da pedra natural agregam versatilidade e exclusividade para os ambientes.

 

As pedras polidas, com seus tons neutros, são uma ótima opção para quem quer destacar móveis e decorações e procura por acabamento minimalista que se conecte com a natureza.

4. Madeira

São inúmeras as vantagens da utilização da madeira na arquitetura, desde o conforto acústico e térmico, até a beleza e variedade de cores e texturas do material. 

 

A madeira também é conhecida por sua versatilidade, podendo estar presente na decoração, em pisos, paredes e móveis. 

5. Vegetação

Levar o verde para os ambientes é a melhor maneira de aplicar o conceito de biofilia na arquitetura. As plantas e árvores auxiliam na purificação do ar e no conforto térmico, além de levar harmonia e tranquilidade para os ambientes. 

 

Sua diversidade de cores, tamanho e texturas, permite que as plantas sejam incluídas em qualquer ambiente interno. Separe um espaço e descubra qual espécie contém as características que se encaixam em seu projeto. 

 

Em ambientes externos, as possibilidades são ainda maiores. O contato com a natureza em um jardim ou bosque é ainda mais imersivo e benéfico para a saúde e bem-estar das pessoas.

Empreendimentos que buscam levar qualidade de vida para seus clientes, desenvolvem ambientes sustentáveis que proporcionam momentos de relaxamento e conexão com a natureza. Este é o caso do Omni Sky, edifício que une o melhor da tecnologia e beleza natural.

O empreendimento possui um bosque de 4.500m², com mata nativa preservada, deck, lounge e trilha ecológica. Conheça e surpreenda-se!

 

VOLTAR

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!