Curiosidades
/
Ambiental
A valorização da sustentabilidade na Construção Civil
A sustentabilidade ambiental tem se tornado cada vez mais um critério para o fechamento de negócios, motivando inovações em todas as áreas da indústria, da prestação de serviços e do comércio.
A redução e a otimização do consumo de materiais e de energia são desafiadores para o setor da construção civil. Em Santa Maria, não é diferente, as obras de prédios residenciais e comerciais deverão, cada vez mais, empregar novos conceitos e práticas. Foco na redução dos resíduos gerados, preservação do ambiente natural e integração dos moradores com a natureza são alguns dos princípios a serem adotados.
Nesse sentido, os novos empreendimentos devem ser projetados prevendo:
- Possibilidades de mudanças de uso e novas necessidades, fazendo com que se reduzam as demolições
- Buscar soluções que permitam o uso racional de energia ou de energias renováveis
- Fazer a gestão ecológica da água
- Reduzir o uso de materiais de grande impacto ambiental
- Reutilizar materiais e reduzir as perdas no processo de construção
Em Santa Maria, a JBS Construções é uma das empresas que busca inovar para construir empreendimentos sustentáveis. Em 2012, durante a construção do Residencial Victoria Garden, a empresa foi reconhecida e premiada pelo Sinduscon, Sindicato da Construção Civil de Santa Maria. A prefeitura também concedeu o reconhecimento “Construindo com Arte” (https://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/3644-premio-construindo-com-arte-conheceu-seus-vencedores-nesta-tercafeira-10) à construtora, por conta das inovações em sustentabilidade no empreendimento.
O projeto da construtora de Santa Maria manteve a vegetação já existente no terreno, empregou o reaproveitamento de água da chuva, entre outras medidas sustentáveis.
No Omni Sky, em construção na Av. Medianeira, uma ampla área verde, de vegetação nativa, está sendo preservada. Uma pista de caminhadas e espaços para contemplação da natureza estão previstas como formas de propiciar um lazer diferenciado aos moradores.